22 Junho 2020
A ESA vai lançar para o espaço meia centena de novos satélites. Um deles tem contribuição portuguesa.
A Agência Espacial Europeia (ESA) irá lançar 53 satélites para o espaço, através do lançador Vega na missão VV16. No leque de novos satélites a entrar no espaço está o “eSail“, que foi desenvolvido com a ajuda da tecnologia da empresa portuguesa EDISOFT.
Este satélite tem como objetivo monitorizar navios a partir do espaço com maior eficiência do que até agora, permitindo que o alcance dessa monitorização vá mais além do que apenas as zonas costeiras. Assim, não só as frotas pesqueiras estarão sob maior controlo, como os ecossistemas marítimos mais protegidos e todas as entidades que atuam no mar tenham maior segurança nas suas operações.
Em comunicado lançado à imprensa, a Portugal Space explica qual a intervenção da EDISOFT no processo:
“Convidada inicialmente para adaptar o sistema operativo em tempo real, RTEMS by EDISOFT às especificidades do eSail, a empresa portuguesa acabaria por ficar também responsável pelo desenvolvimento de um sistema EGSE “Electrical Ground Support Equipment”. Além de testar a assemblagem e a integração de todos os sistemas a bordo do satélite, o EGSE permite ainda operar remotamente o satélite a partir da Terra”.
Também a EDISOFT se pronunciou em comunicado relativamente a este feito:
“A presença da EDISOFT em mais este projeto espacial demonstra a credibilidade da equipa, bem como toda a sua capacidade de desenvolvimento e integração de sistemas, desde o desenvolvimento de on-board software até à implementação de sistemas para operação remota de satélites”.
Mas há ainda uma empresa portuguesa envolvida na tecnologia do “eSail”, a Evoleo Technologies, que integrou o projeto mais tarde. Segundo o seu CEO, Rodolfo Martins, citado no comunicado da Portugal Space, a Evoleo ficou responsável pela coordenação de especificidades técnicas e interface entre a EDISOFT e a LuxSpace (empresa líder deste projeto), dando ainda suporte ao desenvolvimento e implementação do hardware do EGSE.
Esta missão é a primeira Small Spacecraft Mission Service (SSMS), que através do lançador Vega irá depositar a cerca de 500 quilómetros da Terra o “eSail” e outros 52 satélites, tem também como propósito reduzir os custos de colocar satélites em órbita.
O lançamento do Vega estava agendado para o dia 18 de Junho, mas as condições atmosféricas (vento em altitude) obrigaram ao seu adiamento. 17 de Agosto é a nova data para a missão.